domingo, 23 de dezembro de 2012

A música é o barulho que pensa #4

Bom dia, hoje está um bonito dia de sol por aqui. Venho-vos falar de algo que ainda não falei por aqui, a música coral, muitas já devem estar a pensar "esta agora vem-nos falar de música de igreja" enganem-se, não existem só os coros de igreja, existem vários tipos de coros, que nada têm a ver com igreja ou com músicas de missa (acho que me estou a fazer entender).
Gosto de vários géneros musicais, desde música Sacra,a música tradicional portuguesa e a espirituais negros, que são os que gosto mais.
Eu já fiz parte de um coro, o Coral Polifónico de Ponte de Sor, e espero vir a fazer parte outra vez, tive que sair quando fui estudar para Coimbra, mas quando tiver oportunidade voltarei de certeza. Já não pertenço ao Coral, não faço parte enquanto coralista, mas sempre que posso gosto de os acompanhar.
É muito interessante, pois existem quatro divisões dentro de um coro, normalmente, na parte dos homens há os tenores, com as vozes mais agudas e os baixos,com as "vozes mais grossas", e nas mulheres as sopranos, com as vozes mais agudas e contraltos.
Não vos vou massar com mais informações sobre coros, mas quem estiver interessado é só ir à famosa wikipédia.
Deixo-vos com algumas das músicas que eu mais gosto de ouvir, espero que gostem ;)

Ave Verum Corpus-Mozart

S'nami Bog-Anónimo (Música da Liturgia Ortodoxa Russa)

Tiebie Paiom-Bortniansky (outra da Ortodoxa Russa)

Va Pensiero, Nabucco - Verdi

E deixo-vos algumas do Coral Polifónico de Ponte de Sor ;D 

Alleluia-Handel

Ay mi Dios-D.Pedro Cristo e Linda Noite de Natal

Siya Hamba- Espiritual Zulu

E que tal, gostaram ou nem por isso? Qual foi a que mais gostaram? ;)

Kiss kiss

Sem comentários:

Enviar um comentário